As estantes dinâmicas para a armazenagem de produtos em paletes são estruturas compactas que incorporam “caminhos” de rolos.
UTILIZAÇÃO
Sistema tradicional
É o sistema mais utilizado. As paletes introduzem-se pela parte mais elevada dos caminhos, e deslocam-se, devido à força da gravidade e a uma velocidade controlada, até à extremidade contrária, onde se encontra o corredor de descarga.
Os meios de elevação utilizados são variados: empilhadores de contrapeso, retrácteis, torre trilateral, etc.
Sistema Push-back
A carga e a descarga da mercadoria são efetuadas pelo mesmo corredor. A primeira palete é depositada na primeira posição disponível de cada corredor; com o empilhador introduz-se a segunda palete e é esta que empurra a primeira palete, ocupando a sua posição, e assim sucessivamente. Logicamente, a última palete a entrar é a primeira a sair (sistema LIFO).
SISTEMA TRADICIONAL
Utilização
A paletização dinâmica por força da gravidade é um sistema recomendado para as seguintes áreas de trabalho com produtos em paletes:
Armazéns de produtos de duração limitada.
Armazéns intermédios entre duas zonas de trabalho.
Zonas de expedição que requeiram uma grande agilidade na extração de paletes.
Armazéns de espera (pedidos preparados, canais para classificação em circuitos automáticos, etc.)
Este sistema é aplicável a qualquer sector da indústria ou da distribuição (alimentação, automação, indústria farmacêutica, química, etc.) devido às grandes vantagens que a sua versatilidade proporciona.
É prática corrente instalar um bloco de paletização dinâmico ao lado de estantes convencionais, reservado para aqueles produtos de maior consumo, ou com prazos de validade mais curtos.